sexta-feira, 25 de maio de 2007

Parte 5: A menstruação

A menstruação.

Tem até uma música que diz: "Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra.". Muitas mulheres sentem-se incomodadas com os dias em que ficam menstruadas. Mas já que não dá para escapar disso, você tem que saber do que se trata para viver melhor esses dias. A partir do momento em que o corpo da mulher começa a produzir óvulos maduros, o que acontece por volta dos 12 anos, no início da puberdade, o corpo se prepara para uma gravidez.

O útero possui uma camada interna, chamada endométrio, que fica mais espessa, se preparando para receber um óvulo fertilizado. Ao fim de cada ciclo da mulher, se ela não engravida, o endométrio se solta da parede do útero e é eliminado pela vagina, misturado com sangue. Isso é a menstruação, que costuma ocorrer uma vez por mês, mais ou menos, e que dura em média de 3 a 5 dias.

Menstruar é sinal que a saúde da mulher está em ordem, que os hormônios femininos estão funcionando legal, e que o corpo dela está preparado para, quando decidir, gerar um filho.

Algumas mulheres sofrem com cólicas durante esse período, ficam irritadas, deixam de fazer um monte de coisas por causa das malditas regras! Tente não entrar nessa. Procure encarar o fato com naturalidade, numa boa. Isso já vai ajudar bastante você a superar as dificuldades. Quanto mais você brigar com seu corpo, mas ele vai provocar você. Se suas cólicas forem barra pesada, daquelas que derrubam você na cama, exigem bolsa de água quente, provocam enjôo e suadouro, consulte um ginecologista. Ele certamente poderá ajudar.

E não deixe de fazer nada, nadinha, por causa do sangramento. Se você tinha programado um esporte, uma praia ou piscina, lembre-se que existe absorvente interno. Usando essa proteção você pode fazer tudo o que faz quando não está menstruada.

Se você procurar ficar de bem com seu corpo, não ficar maldizendo a natureza por ter feito o funcionamento dele como é, não entrar numas de se comparar com modelos, atrizes, vai conseguir tirar dele muito prazer. E é isso o que importa: não é a beleza de uma casa que dá prazer, mas a sensação de intimidade e gostosura que você sente quando chega nela. Assim é também com o corpo. Aprenda a conhecer bem o seu para saber como se comportar com ele.

Para que seu corpo não seja um mistérios para você mesma, o primeiro passo é conhecer seus genitais. Com a ajuda de um espelho, procure olhar sua vulva(xoxota, periquita, borboleta, etc). Não tenha vergonha.



Este texto faz parte do livro eletrônico "Sexo Cabeça", escrito especialmente para a Internet e para o UOL pela psicóloga Rosely Sayão.

19 comentários:

Anônimo disse...

Oii, minha irma está preocupada ela se masturba desde pequeniniha e tem medo de não ser virgem mais ela nunca teve relação sexual e nunca colocou nada na vagina apenas massageava o clitoris será que ela pode não ser mais virgem? obrigada

Anônimo disse...

Saiu de mim a tal borra de café, por um dia, quase dois, bem pouquinho, tem uma semana, eu senti um pouco de cólicas leves, será que eu menstruei? Saberei no próximo mês?

Anônimo disse...

eu mestroei com 7 anos meu seios creceram com 8 e sou adolecente desde os 7 e quem diz que mestroar é ruim ta errado pq é bom....porra so é ruim as colica ne porra

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Por favor me ajudem até hoje eu não tive a minha primeirA menstruação e já tenho 13 anos o que eu faço? Já tem um tempo que sai uma gosma amarela, marron e meio amarronzada !!! A minha menstruação está pra vir, o q faço par me prevenir até lá sem q ninguém perceba? OBRIGADA

Duda disse...

A Anonima de cima a q postou dia 26/10,Parabéns vc virou moçinha!
Eu virei com 11! esse ano!

Clara Sodré disse...

Respondendo ao anonimo de 10/26/2010 4:00 PM

A sua mestruaçao logo chegará, a minha mestruaçao so chegou esse ano, eu tenho 14 anos, algumas meninas demoram outras nao. Logo logo sua mestruaçao chegara nao se apresse. E essa "Gosma" se chama "Corrimento Vaginal" e é normal ate um certo ponto, assim que mestruar procure um ginicologista ele te esplicara melhor.

Beijos

Anônimo disse...

Bem eu fiquei menstruada com 9; não foi uma coisa legal pq eu me assustei bastante, tinha medo da minha mãe e aí contei pro meu pai; ele me limpou, me lavou, me vestiu uma calcinha nova e cuidou de mim, a gente ficou mais juntos e ai ele ficou meu confidente e não minha mãe como seria natural

Anônimo disse...

oi tenho 15 anos, já me masturbei com penetração, nunca tive relações sexuais, tenho essa gosminha á mais de um ano, tenho os seios +/- desenvolvidos e pelos pubianos e nas axilas, mas essa gosminha sempre é amarelada, nunca marrom como vocês dizem, será que eu tenho algum problema por causa da masturbação ???????/ PORFAVOR RESPONDAM !!!!!!

Anônimo disse...

Oii gente, tenho 13 anos, quase 14 e ainda não tive menstruação, nunca na vida, tenho os seios pouco desenvolvidos, e gostava de saber se alguém me podia dizer, se isso é normal, porque eu vejo raparigas mais novas do que eu, mais desenvolvidas. Agradeço que respondam, pois é importante para mim saber . Obrigado.

Anônimo disse...

Para a menina q postou dia 12/09, eu tenho 13 anos e e fiz em 20/05, e desde maio estava me descendo uma gosma marrom, só não veio em junho, aí ontem (dia 15/09) desceu sangue! Eu tbm tenho seios pequenos, uma prima q mais nova doq eu q menstrua desdee setembro do ano passado e q tem mó corpão, não sou super encorpada, e se vcquiser me ajudar no meu próximo coment pra vc vc pd dizeer se tem corrimentos ou nãao, essas coisas... mas a dica q eu te dou eh não ficar ansiosa, pq eu só menstruei um mes dps de desencanar, fica relax q qdo der ela vem flor, bjs!

Anônimo disse...

Olá, eu namoro a nove meses e perdi minha virgindade com meu namorado, nós trasanmos com frequencia e nos cuidamos mas tem dois meses que não mestruo, to sentindo muitas cólicas fortes, mas nada de mesntruação, tenho certeza de que não estou grávida pq conheço meu corpo e sei que me cuidei, e tbm já tive atraso como este antes, mas queria saber o porque das cólicas fortes? alguma de vcs já passou por isso?

Anônimo disse...

Ola eu tou super preocupada o periodo nao me vem a 3 dias e custuma ser mais ou menos certo, eu fiz relaçoes sexuais mas usei preservativo e fiz o teste para ver se tava furado. Tou cheia de medo nao sei o que fazer. ajudem me !obrigada.

Anônimo disse...

ola tenho 12 anos e mes passado saiu umas borras vermelhas de mim e esse mes tbm eu queria saber se isso é menstruaçao ?

Anônimo disse...

Ola gente!

No mês de Setembro fiquei menstruada 24 dias. Foi horrível porém com o uso de anticoncepcional ela suspendeu só que esqueci de utiliza-lo durante dois dias e minha menstruação tornou a descer e já tem 15 dias já não sei mais o que fazer tenho vinte anos sou casada e meu marido já estar ficando triste com essa situação por favor mim ajuda. Mim da uma dica o que faço, fiz uma transvaginal constou cistos no ovário a medica mim passou o anticoncepcional chamado YAS só que não ta adiantando nada. mim ajuda.

Anônimo disse...

Olá,tenho 14 anos ainda não menstruei sinto muitas dores no pé da barriga,dor de cabeça,e estou andando um pouco estressada.Isso significa que vou menstruar???

Me Ajuda!!!!

Anônimo disse...

Olá

Todo dia que vou no banheiro tem umas gosma branca na minha calcinha e uma vez saio um meio marrom o que significa???

Anônimo disse...

Tomo anticoncepcional injetável a 4 anos (daiva) porém esse mês minha menstruação veio como uma borra de café por apenas 3 dias. Alguém pode me explicar o porquê?

Anônimo disse...

Tenho 12 anos e me masturbei com 11 isso e normal